segunda-feira, 12 de julho de 2010

Diego Forlán festeja a conquista da Bola de Ouro da Copa do Mundo

Johannesburgo, 12 (AE) - Além do inesperado quarto lugar na Copa do Mundo, Diego Forlán tem outros motivos para festejar. Ele virou herói nacional ao conquistar a Bola de Ouro, prêmio dado ao melhor jogador do Mundial. Deixou para trás favoritos como Messi, Sneijder, Xavi, David Villa, Iniesta e Schweinsteiger. E mesmo no topo do mundo, preferiu dividir o mérito com todos. "É uma sensação incrível. Estou emocionado e muito feliz por este reconhecimento que nunca poderia ter conseguido sem a ajuda e apoio do elenco. E também é um prêmio para todos os uruguaios. Eles o merecem".

Disputando a honraria com outros craques, Forlán não imaginava que pudesse vencer, até porque não estava na final do torneio. Mas quando a Fifa divulgou o resultado, ele começou a receber telefonemas de diversos amigos contando a novidade. Foi cair na real quando seus companheiros da "Celeste" entraram em seu quarto e carregaram o atacante até a piscina do hotel. Um merecido banho com roupa e tudo para o melhor do mundo.

"Quando me dei conta, já tinham me jogado na piscina. Foi incrível como vieram todos me dar os parabéns. O fato de eu ter representado uma esperança para os meus companheiros e para muitas pessoas no Uruguai, e de ter devolvido essa confiança sem deixar de ser mais um no grupo, me faz muito bem", disse, em entrevista ao site oficial da Fifa.

Desde 1982 que a Fifa escolhe os melhores jogadores de cada Copa Na primeira edição, na Espanha, Paolo Rossi (Itália) foi o eleito. Quatro anos depois foi a vez do argentino Diego Maradona vencer. E a cada quatro anos surgia um novo nome: Salvatore Schillaci (Itália), em 1990; Romário, em 1994; Ronaldo, em 1998; o goleiro Oliver Kahn (Alemanha), em 2002; e Zinedine Zidane (França), em 2006. Por isso mesmo, Forlán sabe que está agora em uma restrita galeria de vencedores. "É tão impressionante quanto inesperado ganhar este prêmio. Nunca na vida imaginei algo assim, nem nunca foi o meu objetivo", confessou.

Aos 31 anos, Forlán vive um grande momento em sua carreira. Artilheiro no Atlético de Madrid, brilhou na conquista da Liga Europa deste ano e conseguiu levar o Uruguai até as semifinais na África do Sul. "Eu estou feliz da vida, mas para mim está claro que a Bola de Ouro é fruto da campanha espetacular que a seleção realizou. É outro prêmio para o bom momento do futebol uruguaio".

O atacante tem contrato com o Atlético de Madrid até 2013 e chegou a recusar, recentemente, uma proposta do Tottenham. Prefere continuar na Espanha, mas já revelou seu desejo de atuar novamente pelo Independiente, da Argentina, e vestir a camisa do São Paulo, por causa da identificação de seu pai, Pablo Forlán, com o clube do Morumbi. "Pelo lado do meu pai, gostaria muito de jogar no São Paulo, o clube que ele defendeu".

Um comentário:

Unknown disse...

sem sombra de dúvidas foi o melhor jogador da copa..depois da saída do brasil...torci muito pelo uruguai ...foraum lutadores até o fim...maes naum deu !!!!