quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Pelé e Niemeyer lançam projeto do museu em homenagem ao Rei



Pelé, que completou recentemente 70 anos, e o arquiteto Oscar Niemeyer, com seus 102 anos, encontraram-se nesta quinta-feira no Rio de Janeiro. O objetivo foi lançar oficialmente o museu, desenhado pelo arquiteto, que homenageará o Rei do Futebol.

O novo espaço guardará as relíquias do maior jogador de todos os tempos. Ficará no Centro Histórico de Santos, no Largo da Marquês de Monte Algregre, em frente à antiga estação ferroviária, em um prédio tombado pelo Patrimônio Histórico. No local, já funcionou a Câmara Legislativa e a prefeitura.

As obras do museu já começaram, devem acabar em 2012 e têm previsão de gastos de R$ 20 milhões. Serão custeadas pela iniciativa privada, mediante incentivos da Lei Ruanet. 

O Museu Pelé terá mais de três mil peças, incluindo uma réplica da Taça Jules Rimet, conquistada em definitivo pela Seleção em 1970 e depois derretida por ladrões, além de vídeos de todos os gols registrados do eterno camisa 10.

O novo prédio reconstituirá a fachada original, do século 19. Seu interior terá formato de bola e contará com uma torre de 20 metros. O objetivo é que as pessoas que cheguem de navio ao porto de Santos possam ver a estrutura dedicada ao Rei do Futebol.

Nenhum comentário: