terça-feira, 13 de setembro de 2011
Del Rodrigues
Especial para A Tribuna
Há 10 anos aconteceu um dos maiores atentados terroristas da história. A queda das torres gêmeas (World Trade Center) nos Estados Unidos, derrubadas por aviões sequestrados por terroristas, mudou o combate global ao terrorismo e também modificou o rumo da história. A data foi lembrada no último domingo, 11, em todos os noticiários mundiais.
A Tribuna de Rio das Pedras relembra o 11 de setembro sob a ótica do rio-pedrense José dos Santos que, passada uma década, ainda tem viva em sua memória as imagens dos dois aviões comerciais que foram jogados contra as torres gêmeas do World Trade Center, além de se lembrar dos sentimentos que povoaram sua mente naquela fatídica manhã de terça-feira.
Na época, José tinha 21 anos e estava de férias do trabalho. “Lembro que naquele dia acordei mais tarde do que de costume. Ao ligar a televisão me deparei com aquela imagem assustadora, as duas torres em chamas”, conta.
José lembra que no inicio pensou que fosse algum trailer de filme americano. “Não estava entendendo, as noticias ainda estavam sendo apuradas. Pensei que fosse algum filme hollywoodiano de catástrofe”.
Depois da constatação de que a tragédia fazia parte da vida real, o jovem rio-pedrense não entendia como a maior potência econômica e militar do século XX havia sucumbido aos ataques terroristas. “A minha geração cresceu ouvindo que os Estados Unidos era o melhor país do mundo e naquele momento o mito estava caindo. O gigante desmoronou”.
Perplexo com o acontecido, José ficou o dia inteiro na frente da televisão buscando informações sobre o assunto. “Depois começaram a surgir os depoimentos dos familiares que perderam entes queridos, relatos que emocionaram eu e minha mãe. Ficou um sentimento vazio em meu coração, pensando em como os seres humanos podem ser cruéis”.
Passados os 10 anos, José assistiu novamente as imagens que chocaram o mundo e ainda se impressiona. “É muito triste ver essas imagens e pensar em todo o sofrimento que esses atentados desencadearam, não somente nos Estados Unidos como nos países árabes. Infelizmente tenho o sentimento de que a humanidade é um projeto falido”. Talvez, após uma década dos atentados e da guerra ao terrorismo, em que milhares de pessoas foram mortas e torturadas, José esteja com a razão
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário