A revista americana Forbes acaba de divulgar sua lista anual com os homens mais ricos do mundo. O empresário brasileiro Eike Batista, dono do grupo EBX, que atua em áreas como petróleo, mineração e logística, ocupa a oitava posição, com uma fortuna estimada em 27 bilhões de dólares – dois terços desse valor, segundo a revista, foram ganhos nos últimos 12 meses. No ano passado, Eike apareceu no 61o lugar, com 7,5 bilhões de dólares. O segundo brasileiro do ranking é Jorge Paulo Lemann, um dos controladores da cervejaria ABInbev e das Lojas Americanas, com 11 bilhões de dólares (ele ocupa a 48ª posição), que praticamente dobrou sua fortuna no último ano. Entre os outros brasileiros citados estão Abílio Diniz (Pão de Açúcar), Rubens Ometto (Cosan), João Alves Queiroz Filho (Hypermarcas) e Elie Horn (Cyrela).
Aos 53 anos de idade, Eike vem aproveitando como ninguém o crescimento do mercado de capitais brasileiro. Os IPOs de suas empresas – MMX (minração), LLX (logística) e MPX (energia) — se tornaram uma espécie de febre no mercado, com altas valorizações. O próximo, da OSX (estaleiros), está marcado para acontecer ainda este mês.
O grande vencedor do ranking foi o mexicano Carlos Slim, ultrapassando Bill Gates e Warren Buffet. A fortuna do empresário é estimada em 53,5 bilhões de dólares. É a primeira vez desde 1994 que a lista é encabeçada por um empresário não americano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário